Pedro Álvares Dário, 27 anos, mais conhecido como Riquelme, nasceu em Iguatú-CE, reside atualmente em Fortaleza. É o baterista mais estourado do meio forrozeiro e há anos faz parte da família Aviões do Forró. Seu estado civil hoje aponta para "namorando", a linda morena Thamyres Oliveira. Confiram a entrevista exclusiva concedida a Equipe Decolando.

ENTREVISTA: Renata e Gisele
REVISÃO/PUBLICAÇÃO: Gabriel

DECOLANDO COM AVIÕES (DECOLANDO): Riquelme, para começar, conte-nos como começou sua carreira artística.
RIQUELME (RIQUELME): Começou quando eu morava em Cedro, e um amigo meu comprou uma bateria pensando em aprender, onde quem teve a oportunidade foi eu. Ele deixava ela no quintal e quando ele saía pro colégio, eu pulava o muro e ia lá aprender. Minha oportunidade já em banda foi quando fui pra Quixadá. Cheguei lá com 14 anos, meu pai era maquinista e foi transferido pra lá.

Na minha cidade Iguatú sempre tinha uma banda que tocava, se chamava "Banda Azul", eu via e tinha vontade de tocar, e dizia: ''Pô! Eu ainda vou tocar nessa banda'' e por coincidência foi a minha primeira banda, passei 3 anos lá. De lá saí e fui morar em Fortaleza, quando fui tocar com banda "Aquarius" que na época era o astro Chico Lopes fui baterista dele, passei 2 anos por lá aí saí e voltei pra Quixadá pra tocar na "Banda Azul". Depois voltei pra Fortaleza pra ficar gravando com Dorgival Dantas, passei um tempo gravando com Dorgival na Somzoom (gravadora) e foi onde conheci Isaias, já tinhamos trabalhado juntos na Somzoom, falou que ia montar a "Aviões do Forró" me chamou a primeira vez e eu não fui, depois na segunda vez eu não fui porque a banda tava começando e eu estava na capital e precisava de grana naquela época então não podia trocar o certo pelo duvidoso, que era onde eu estava. Um dia eu estava no Cirqueira ai a gente conversando ele me fez o convite novamente... dessa vez eu não recusei e disse: ''Rapaz eu vou e seja o que Deus quiser''.

Eu sou o segundo baterista da banda e hoje está bom Graças a Deus! Deu tudo certo com Aviões e Alexandre qual me fez ficar conhecido porque antigamente o pessoal falava muito de sanfoneiro e a gente por tocar um instrumento muito escondido, bateria que é lá atrás e ele que começou com a onda de "Riquelme pra cá, Riquelme pra lá", porque meu nome artistico na Somzoom era "Pedro Riquelme" e ele que começou com isso, "Riquelme taca o pau, Riquelme" e hoje graças a Deus a nossa classe (baterista) é bem mais valorizada e todo mundo fala né, a maioria dos cantores.


DECOLANDO: No ano de 2008 começaram a rolar boatos de sua possível saída da Aviões do Forró. Rolaram até protestos dos fãs pedindo que você permanecesse, mas nunca saiu uma nota oficial sobre essa notícia. Existiu mesmo essa intenção de sair da banda? Conte-nos o que realmente aconteceu.
RIQUELME: Existiu, não.O que existiu foi um mal entendido. Mas, de sair daqui no momento não passa pela minha cabeça. Aqui é bom, gosto do pessoal, tô conseguindo e vou conseguir todos os meus objetivos e no dia que eu sair daqui é só pra tocar pra Jesus, músicas evangélicas.


DECOLANDO: Sem dúvidas você é um dos melhores bateristas da atualidade, reconhecido por todos os Aviãozeiros e por outras bandas. Já pensou em fazer  vídeo aula para ensinar alguns truques de bateria para seus fãs ?
RIQUELME: Tenho vontade de fazer um video de como se tocar esse estilo que a gente toca, um vanerão lento com a mistura de swingueira, a qual tem bem o ritmo baiano. Porque as outras bandas tocavam, os outros bateristas usavam o "chimbal aberto" e eu tirei o "chimbal do pagode" e botei nessa levada e deu certo. Tenho vontade sim, ainda vou fazer um video, se Deus quiser, pra mostrar pra galera.


DECOLANDO: Nos shows percebemos uma total sintonia entre você e  Xand Avião. Como é a relação de vocês dentro e fora dos palcos?
RIQUELME: É bem legal graças a Deus! Nós somos muito amigos, o grupo todo é unido. Quando não estamos tocando, um liga pro outro, a gente marca de sair pra conversar, se divertir, somos bem amigos.


DECOLANDO: E sua relação com Solange Almeida?
RIQUELME: Também é muito boa. Da Sol eu já era fã dela desde a época que ela cantava numa banda de baile chamada "Terríveis" de Natal-RN. A Solange é gente fina demais, ela é 10.




DECOLANDO: Você é conhecido por ter um estilo próprio de tocar, sempre inovando em relação as batidas e misturas de ritmos .Quais efeitos você mais gosta de usar?
RIQUELME: Muito ataque no pedal... E procuro variar, nunca repetir a mesma frase pro estilo aqui da banda, a pegada do jeito que eu começo o show de 2 horas da primeira música ao final é uma pancada só, isso não muda.



DECOLANDO: Você namora uma bela mulher, a Thamyres Oliveira, quais os planos para o futuro?
RIQUELME: Casar, morar junto e ter filhos.Esse é o meu maior plano.

DECOLANDO: Sabemos que Aviões do Forró não para de fazer shows. Nas horas vagas, o que gosta de fazer?
RIQUELME: Sempre quando tenho a oportunidade que estou de folga vou pra Aracaju na casa da minha namorada passear e quando estou em Fortaleza, ficar em casa com minha familia e brincar com meus sobrinhos.

DECOLANDO: Nessa intensidade de trabalho, você já deve ter passado por certos micos, não?!  Há algum mais engraçado que os fãs possam saber?
RIQUELME: Claro, a gente tava tocando no Olinda Beer, em Recife, quando o banco da bateria quebrou comigo e eu caí pra trás (risos).O pessoal riu muito de mim... Esse foi o pior mico.

DECOLANDO: Se não fosse baterista, o que você seria?
RIQUELME: Jogador de futebol.


DECOLANDO: Qual sua melhor lembrança de infância?
RIQUELME: Quando eu ia pro açude com a minha mãe, ela ia lavar roupa e eu ia com ela. Isso eu não esqueço nunca


DECOLANDO: O que te faz ficar de mal humor?
RIQUELME: É ver as pessoas que querem se desfazer dos outros, isso eu não gosto.


DECOLANDO: Um dos momentos mais emocionantes para o público presente nos shows é quando você dita o ritmo dando as primeiras batidas na bateria. Antes de subir ao palco para iniciar um show você segue algum ritual?
RIQUELME: Eu peço a Deus pra abençoar a mim e meus colegas. Que me abençoe naquele momento, que eu possa dar o melhor de mim e penso positivo e graças a Deus até hoje Ele nunca falhou comigo.


DECOLANDO: O que você acha do fã clube Decolando com Aviões que sempre marca presença nos shows por todo Brasil?
RIQUELME: Nossa é massa demais ver, saber que tem alguém ali que realmente gosta da gente, a gente se sente seguro, a mesma sensação de quando você está em casa é a mesma do palco a pureza, a verdade das pessoas, a galera sempre animada. É bom.


DECOLANDO: Bate bola, jogo rápido
Sonho: morar em Aracajú-SE
Ídolo: Jesus
Medo: de ser enganado
Comida: sou louco por "Cuscuz"
Paixão: meu pai
Amigo: meus irmãos
Conquista: Aviões do Forró


E essa foi mais uma entrevista exclusiva da Equipe Decolando! Aguardem que em breve tem mais...
Abraço!

23 COMENTÁRIOS

  1. Euláquio Real disse:

    Sucesssoooooooooooooo. Aviões + Riquelme + Decolando = Sucessoooooooo!

  2. Amélia disse:

    ooo era o que faltava... o cara brilha de mais. adorooooo...

  3. Unknown disse:

    Riquelme o cara
    esse cara toca d+
    ñ existe nenhum batera de forró melhor que riquelme

  4. danilo Aviãozeiro. disse:

    gostei da entrevista com o melhor baterista do mundo,eu pretendo ser iqual a ele um dia vou fazer em janeiro em teresina_pí curso para bateria, de vez enquando dou uma de riquelme aqui em ksa,,,kkkkkkkk´s abração para todos

  5. Unknown disse:

    Pow Riquelme Faz mesmo uns videos aulas aé pra galera, eprender melhor essa pegada envolvente. Um Abraço pra Sol, xande, e todos da banda q junto faz esse susseso. E não poderia esquecer do Contra Baixo que Levada em?
    Um Abração da galera de Uruçuca-Ba Daniel Roberto, Jorge Matheus, Felipe e Erick. 100% aviãozeiros.

  6. Unknown disse:

    O MALUCO E FODA SOU DE SAO PAULO E NAO GOSTAVA DE FORRO + O CARA TOCA D+ IRMAO ELE E BOM MESMO ,AFINAL A BANDA E MUITA BOa!!!!!!!!!!!!!!

    E NOIS TORCIDA INDEPENDENTE Z/OESTE DE SAMPA

  7. Unknown disse:

    Eu fariia de tudoo pra conhecer, Riquelme sou muiito fã dele
    amo o jeiito q ele toca , RIQUELME, sou teu fã cara ...

  8. Martha disse:

    Adorei a entrevista!
    Parabéens a equipe #Decolando!

  9. High Definition disse:

    To com uma duvida, riquelme tenho quase certeza que é natural de Cedro-ce, ou morou muito tempo de sua vida lah!!!!!! Me Ajudem

  10. Unknown disse:

    Eu sou Cedrense é Fico Muito Orgulhoso quando Vc Citou Nossa Cidade lembro Muito de vc Jogando Bola Com a gente no Csu
    abraço é Sucesso Sempre!!!!!!!!

  11. Paulo disse:

    O melhor Baterista do mundo dale Riquelme

  12. junior disse:

    só o tum tis tum!! no começo dos shows e fd vey

  13. baqueta disse:

    riquelme eu so teu fã

  14. JO PIMENTA disse:

    riquelme vc ñ toca humilha adoro vc cara

  15. o lindo disse:

    so teu fã

  16. o lindo disse:

    qeria aprender o seu ritimo e pegada

  17. google disse:

    riquelme e amador

  18. google disse:

    riquelme e baterista profissional

  19. Anônimo disse:

    sou sua fã,vc é d+,vir que vc falou muito em Deus na entrevista,que bom! que elete fortaleça e te guie...

  20. Anônimo disse:

    sou sua fã,vc é d+,vir que vc falou muito em Deus na entrevista,que bom! que ele te fortaleça e te guie...

  21. trator disse:

    po parceiro aparada e essa eu cada ves mas teu fa

  22. josé firmino disse:

    Riquelme eu estou tentando seguir essa profissão estou tocando em uma banda já a qui no ceára tambem eu fui uma festa em mauriti com aviões eu passei a noite toda olhando vc tocando. valeu cara tenha muito sucesso que deus te abençõe Ass. josé firmino. e o meu sonho é sentar a tras de vc o show todo e toca em sua batera. meu tel: (88) 9435-7597 valeu muito e muito sucesso vc e sua banda.

  23. Hanumtin disse:

    Pouco se fala nisso mas Riquelme , mesmo que não fosse ,tecnicamente , o maior baterista do mundo (e digo que ele é um excelente baterista) ,ele representa um marco no processo evolutivo do forró só visto antes quando os três do nordeste e trio nordestino nos anos 70 e 80 introduziram bateria ao forró com suas complexas e vibrantes viradas e solos.Riquelme trouxe ,talvez por influência da musica baiana ,muito popular nos anos 90, uma pegada mais pesada e complexo fraseado de tambores que dão ao ritmo nova identidade fazendo as novas gerações aderirem ao forró moderno.

PARTICIPE. COMENTE!