Seguindo com nossos especiais em comemoração aos 2 anos do decolando, entrevistamos um compositor que fez e está fazendo história com a Aviões do Forró. Confira a entrevista exclusiva que o Renato Moreno concedeu ao Decolando com Aviões.

Renato Taveira dos Santos, mais conhecido como Renato Moreno, nasceu no Rio de Janeiro, tem 38 anos, 1 filho, está atualmente solteiro, e é o compositor que está na boca do povo, assinando composições de grande sucesso da atualidade, como Deita na BR, Coração Complicado, Boate do Avião, dentre outras do meio forrozeiro e também no sertanejo.

ENTREVISTA: Rogério, Rafaela e Renata
REVISÃO/PUBLICAÇÃO: Gabriel

Decolando com Aviões (DCA): Fale do início de sua carreira. Houve alguma influência de alguém?
Renato Moreno (RM): Tudo começou em 1995 quando dois amigos MCs Jr e Leonardo da música "Rap das Armas" tema do filme "Tropa de Elite" foram contratados pela Sony Music pra lançar seu primeiro cd. Eles me convidaram pra fazer uma música pra eles gravarem.
Fiz então "De Baile em Baile" que foi título do cd e um grande sucesso no Rio de Janeiro.

DCA: É muito difícil compor? Por quê?
RM: Eu acredito que seja um dom. Eu acho muito complicado alguém fazer uma música se não tiver o dom.

DCA: Em seu inicio de carreira como compositor, você sofreu algum tipo de preconceito?
RM: Na verdade não. Tem a desconfiança né: será que vai da certo? Ai é onde entra o seu talento porque fazer musica é uma coisa. Fazer sucesso e manter esse sucesso é muito difícil

DCA: Pra você qual é a melhor banda do momento? Seja do Forró ou outros estilos musicais...
RM: Hoje temos vários artistas de nível nacional no forró com certeza. Aviões do Forró, Calcinha Preta, Garota Safada No geral temos Jorge & Mateus, Paula Fernandes e Exaltasamba como referencias nacionais.

DCA: Você é atualmente um dos maiores compositores do Brasil, tendo suas composições gravadas por diferentes bandas. A que se deve esse sucesso?
RM: Eu acredito primeiramente em DEUS e muito trabalho de pesquisas que é fundamental saber o que o povo ta falando, curtindo. E temas populares que sempre foram o meu forte.

DCA: Qual a sensação de ter suas músicas gravadas por uma das maiores e melhores bandas de forró do Brasil, Aviões do Forró? E como foi seu primeiro contato com a banda?
RM: Maravilhosoooo! Aviões com certeza é responsável direto no meu sucesso, na minha vinda para o nordeste que a convite do Isaías, eu vim pra Fortaleza.

Ele bancou minha vinda e falou que meu lugar era em fortaleza. Acreditei no meu potencial e vim sem pensar duas vezes. Hoje tenho mais de 15 músicas gravada pelo Aviões e várias gravadas pelo grupo A3 ENTRETENIMENTO.

DCA: De onde vem as suas inspirações para compor?
RM: Gosto muito de compor o dia-a-dia, temas bem atuais gírias que rolam entre essa galera jovem e também temas direcionados as mulheres, um dos meus pontos forte

DCA: Dentre as inúmeras canções escritas, tem alguma favorita, uma que marcou sua vida?
RM: Algumas... Como "Obsessão" com Forró Sacode / "Mauricinho" com Forró Saborear / "Só Quero Ficar", "Deita na BR", "Sem Fronteiras" com Aviões do Forró" / "O Céu é o Limite" com Forró Moral, entre outras.

DCA: Compor é um dom! Como é o processo de criação de suas composições?
RM: É um dom sim. Ai o processo de criação vai de cada compositor. Eu gosto muito de compor na parte da manhã, mas não tem hora certa. Toda hora é hora.

DCA: Ainda existe algum sonho que você não realizou?
RM: Sempre tem. Tenho gravado com algumas duplas sertanejas, espero em breve ver o Brasil inteiro cantando uma musica minha e também ser tema de uma Novela da Globo. Seria show.

DCA: Sabemos que você tem vários amigos no ramo da musicalidade, tem alguém que queira conhecer mas ainda não teve oportunidade?
Conheço muita gente nesse meio, mas sempre rola uma nova amizade. Na verdade eu deixo acontecer desde que seja pra somar será sempre bem vindo. Amizade é muito importante nesse meio.

DCA: Sabemos que você já compôs para muitas bandas. Afinal, muitas delas querem ter suas canções nos CDs de carreira. Quais bandas ou cantores, que ainda não cantou suas músicas, você gostaria de ver cantando?
RM: Gostaria muito de gravar com a Banda Magníficos e a Banda Calypso. Mas está muito perto...

DCA: Uns dos seus maiores sucessos foram,"Deita na BR" na voz de Solange Almeida, "Tsunami", "Quero Seu Amor" e outras mais. Alguma de suas composições é fruto de alguma decepção amorosa?
RM: Graças a Deus não rsrs... Geralmente são historias de amigos ou do dia a dia.

DCA: Deixe um recado para os novos compositores.
RM: Que não desistam de ficar mandando as músicas para as bandas... Eu mandei durante muito tempo, ouvi muito não, mas não desisti. Hoje to colhendo pela insistência. Tudo vem na hora certa.

DCA: Finalizando... Renato, nós do Fã Clube Decolando com Aviões agradecemos você por essa bela entrevista. Obrigado por tudo, sempre conte conosco. Abraços de toda Equipe Decolando.

RM: Eu que agradeço a toda galera do Fã Clube Decolando com Aviões to sempre ligado em vocês e é um prazer fazer essa parceria com vocês. Em breve tem novidades pra Nação Aviãozeira estamos em estúdio gravando o vol. 8 que vem com muita qualidade. Abraço a todos.

Atualize-se diariamente com todas as informações sobre a banda Aviões do Forró:

Curtam o #DCA no FACEBOOK: http://on.fb.me/qjX9pw
Sigam o #DCA no TWITTER: http://twitter.com/DecolandoFC

2 COMENTÁRIOS

  1. Anônimo disse:

    Renato,estou muito feliz pelo seu sucesso,tenho composições para ti mostrar,um abraço de marcinho bombom.

  2. Anônimo disse:

    Renato,estou muito feliz com seu sucesso,tenho composições para te enviar,gostaria que você analisase,que Jesus te abençoe sempre um abraço de marcinho bombom.

PARTICIPE. COMENTE!