Veja abaixo uma entrevista com a vocalista, Solange Almeida, da banda Aviões do Forró. Realizada pela Equipe do Site "Forrozeiros" e pela colaboradora, Silvinha Oliveira, atualmente back-vocal da banda. Solange Almeida natural de Alagoinhas, interior da Bahia, foi marcada por um início de carreira com muita perseverança e força de vontade. E hoje brilha nos palcos com o grupo Aviões. Leia e comente:

FORROZEIROS: Ela é o que podemos chamar de “mulher de raça”, Solange Almeida. Como surgiu a Solange cantora? Onde foram suas primeiras aparições em público?
SOLANGE: Caramba, como isso faz tempo. Risos. Bom, me recordo muito bem disso porque a música sempre esteve muito presente na minha vida. Por causa do meu tio que ia sempre a minha casa em Alagoinhas-BA e me puxava pra cantar, se bem que não era preciso porque eu soltava a voz sem o mínimo de vergonha e isso eu tinha em media de 3 a 4 anos de idade.
As minhas amiguinhas escutavam músicas de criancinhas e eu cantava Clara Nunes. Guilherme Arantes, Alceu Valença e Roberto Carlos que foram uma das minhas maiores influências. Minha primeira aparição pública foi em shows de calouros, mas na TV foi no Programa Domingo Show Criança do SBT de Salvador, que a Mara Maravilha apresentava em 1983.

FORROZEIROS: Hoje você é uma cantora conhecida e respeitada nacionalmente não só pelo seu público como também por grandes nomes da música. Aviões é uma banda que vem ganhando espaço também no âmbito internacional. Como mãe e esposa te assusta a idéia de uma agenda cada vez mais diversificada?
SOLANGE: Pra falar a verdade até já me acostumei com o fato de passar tanto tempo fora de casa e alçar novos vôos. Adoro o novo, o desconhecido e conhecer outros países e cultura me deixam bastante feliz e realizada, principalmente em saber que o nosso forró vem ganhando destaque de forma tão positiva e o nosso maior objetivo é esse que as pessoas vejam o nosso ritmo sem tanto preconceito, que é musica de qualidade e veio pra ficar.
To pronta pra conhecer o mundo e mostrar o meu melhor.

FORROZEIROS: Você já foi alvo de especulações sobre a possível saída do Aviões, especialmente na durante sua licença maternidade e depois em setembro de 2008 ao entregar sua vida a Jesus. Em alguma dessas situações você cogitou isso de fato ou tudo não passou de “disse me disse”?
SOLANGE: Que pergunta difícil de responder. Pra ser sincera pensei sim,mas logo no início quando a banda tinha 1 ano de existência. Rolaram muitas coisas, eu não me sentia valorizada, não tinha espaço pra mostrar o meu trabalho, mas daí pensei que minha hora ia chegar e graças a Deus chegou, sem que fosse preciso passar por cima de ninguém, venci com meus próprios méritos.
Por isso, a minha alegria e o sabor da vitória são enormes. Na época em que aceitei a Jesus como meu único e suficiente Salvador, eu tinha tudo que sonhava e existia um vazio que foi preenchido do amor de Deus. Ainda sou alvo de criticas até hoje porque continuo cantando músicas do mundo (como alguns intitulam), mas sei que estou no caminho certo e o dia que não for da vontade de Deus ele me mostrará outro meio de viver.
Estou feliz aqui e Deus se alegra disso porque a cada dia sou abençoada por ele.  Sou o que sou e não o que dizem por ai. Antes me incomodava o que as pessoas pensavam, hoje não, to me lixando. Sou amada, querida pelos meus verdadeiros fãs, pela minha família e por Deus a quem devo satisfações, e isso me enche de forca pra continuar.

FORROZEIROS: Muitos forrozeiros já tiveram espaço em emissoras de TV como na Rede Globo, mas só Aviões e Calcinha Preta têm conseguido manter seu espaço nos melhores horários e programas da emissora. Em sua opinião o que realmente causa essa “resistência” do público de algumas regiões do país ao forró?
SOLANGE: O preconceito com o forró ainda é muito grande e isso se dá até pelos forrozeiros precursores. Alguns dizem que nosso forró não é música. Então, me digam o que afinal, somos boicotados até hoje, acho que por isso rola essa resistência, mas nós vamos conseguir ou melhor, já estamos conseguindo e como você mesma citou.
Já temos alguns progressos com Aviões cantando em DVD com Ivete Sangalo (uma das maiores artistas do país), Calcinha como tema de novela e cantando com o Rei Roberto Carlos. Tudo se moderniza nada fica estático. O forró se modernizou, criou vertente e um dia eles vão entender isso.

FORROZEIROS: O seu timbre bastante particular é muito cobiçado e inúmero foram as “imitações” que surgiram sem sucesso. Isso te incomoda ou considera apenas como conseqüência de um trabalho que deu certo?
SOLANGE: kkkkkkkkk, essa pergunta foi ótima. Pra ser sincera nunca me incomodei com isso, embora algumas pessoas tenham se aproveitado disso pra ganhar a vida e outras e até usaram de má fé. Pras pessoas que fizeram isso de forma saudável o meu muitíssimo obrigado. Que bom que isso serviu pra alguma coisa legal, mas ainda penso que cada um é cada um e viver a sombra de alguém e ser comparado o tempo todo como clone de fulana não deve ser legal.

FORROZEIROS: Recentemente você fez fotos pra um site dando dicas sobre moda, que por sinal foram bastante elogiadas pelo bom gosto e elegância. Em algum momento você teve medo de errar nas escolhas?
SOLANGE: Menina, fiquei sabendo que hoje as pessoas ficam esperando as atualizações do meu blog pra copiarem minhas roupas, que por sinal dão um trabalho danado pra escolher, mas eu estou bem assessorada (MOZART CRISTIAN), nesse sentido, por isso não tenho medo de errar e criar novas tendências. Sou ousada, gosto do novo, gosto que me olhem, ainda bem que tem sido de forma positiva, embora eu saiba que nem sempre vou agradar a todos. Mas nem Deus agradou.

FORROZEIROS: Sol, em nome de todos nós que fazemos o site Forrozeiros e todos os nossos parceiros. Agradeço sua atenção e simpatia, muito sucesso, saúde e paz pra você e sua família.
SOLANGE: Eu que agradeço o espaço e digo aqui a todos que é um prazer trabalhar ao seu lado. Uma fofa, cheia de talento. Sucesso pra vocês também! Bjimmmmmmm.

Materia foi Postada no "SITE" no dia 20 de Janeiro de 2010, As 12 Horas e 59 Minutos do dia citado.

Fonte: www.Forrozeiros.com.br

COMENTÁRIO

  1. Anônimo disse:

    A SOL É A SOL,brilha em qualqer lugar,onde quer que vá e só se esconde para desacansar......eu amo ela e tudo que ela canta,,,,suas músicascom sua bela voz fazem parte da minha vida e eu nunca vou esquecer isso...... te amo sol.....

PARTICIPE. COMENTE!